O mês de outubro é marcado pela campanha mundial "Outubro Rosa", que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de, mais recentemente, incluir o câncer de colo do útero. Iniciada nos anos 90, a iniciativa visa reduzir a mortalidade dessas doenças por meio da disseminação de informações, incentivando o autocuidado e o acesso a exames periódicos.


No Brasil, o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, representando cerca de 30% dos casos novos de câncer a cada ano. O diagnóstico precoce é um dos principais fatores que aumentam as chances de sucesso no tratamento, com destaque para a mamografia, recomendada a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025 há uma previsão de que o câncer de mama chegue até 74 mil casos novos. Nos dias atuais, a região sudeste do país possui o maior índice de registros, com mais 39.330 mil mulheres afetadas pela doença.


O "Outubro Rosa" é uma oportunidade para o autocuidado e o compartilhamento de informações essenciais para uma vida mais longeva. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Além dos exames, a campanha Outubro Rosatambém ressalta a importância de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas regulares e a redução do consumo de álcool e tabaco, que podem ajudar na prevenção da doença. A mobilização visa atingir mulheres de todas as idades, reforçando que o autocuidado deve ser constante.


No Estado de São Paulo, o Governo estadual, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece a Carreta da Mamografia gratuita para as pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas apresentando documento com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Já para mulheres entre 35 e 49 anos, e acima dos 70 anos, é preciso ter em mãos o pedido médico, além da apresentação do RG e cartão do SUS.

Os locais que recebem a Carreta da Mamografia de atendimento são:

  • - Araçoiaba da Serra;

  • - Brás

  • - Caraguatatuba;

  • - Ilha Comprida;

  • - Itaquaquecetuba;

  • - Jacareí;

  • - Registro.

Para o atendimento às mulheres não é necessário agendamento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com 50 senhas disponíveis. Aos sábados, o horário é das 08h às 12h, exceto feriados, com atendimento de até 25 mulheres. As senhas são distribuídas por ordem de chegada.


Siga o Busque Apoio nas redes sociais: Facebook / Instagram:@busqueapoio- TikTok: @busque.apoio

Fale conosco pelo WhatsApp!