A escuta ativa pode ser descrita como uma maneira de interagir com o próximo que promove uma comunicação mais clara e uma compreensão mais profunda das questões pessoais. Mais do que uma simples competência, trata-se de uma prática que pode impactar vidas de maneira significativa. É um processo dinâmico que exige dedicação do profissional para identificar tanto os aspectos verbais quanto os não-verbais da mensagem transmitida. A empatia, por sua vez, é a habilidade de reconhecer, considerar e compreender as emoções do outro.


Tanto a escuta ativa quanto a empatia são essenciais no cuidado oferecido no processo de assistência humanizada e devem ser adotadas como estratégias vitais na interação profissional. Transformar a habilidade de ouvir e compreender o próximo em uma ferramenta essencial pode estabelecer relações mais genuínas e produtivas.


Escuta ativa e empatia são essenciais para um atendimento humanizado. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


É fundamental praticar a escuta ativa e a empatia ao atender uma pessoa em situação de violência sexual, compreendendo totalmente suas necessidades emocionais e físicas, e oferecendo o devido apoio e orientação. Desenvolver e manter uma escuta atenta, junto a uma postura empática, incentiva um espaço cordial e solidário, além de garantir segurança e confiança nas ações frente à situação da vítima de violência sexual.


Essas atitudes geram resultados mais eficazes e destacam que a capacidade de ouvir ativamente e a empatia são cruciais na interação do profissional com a vítima.


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