Revelar a violência sexual sofrida é algo complexo e delicado para a vítima, podendo gerar sentimentos de vergonha, culpa, desconfiança e até medo das consequências desse crime. No entanto, a revelação é fundamental para poder receber ajuda após o ocorrido. Por isso, ao decidir compartilhar com alguém, é importante escolher pessoas em quem se confia e sinta-se à vontade para revelar. É necessário saber escolher as pessoas capazes de acolher sem fazer julgamentos, como um amigo, um familiar, um profissional ou as Assistentes Sociais do Projeto Busque Apoio que estão disponíveis através das plataformas online (Facebook, Instagram, site, e-mail “Fale Conosco” e WhatsApp).


Falar com pessoas confiáveis sobre a violência sofrida é o primeiro passo dado pelas vítimas. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Não se preocupe, sinta-se à vontade para compartilhar o que ocorreu, lembrando de respeitar seus próprios limites, sem se sentir pressionada quanto a isso. É importante lembrar que ao compartilhar, você está abrindo espaço para receber auxílio profissional adequado, que poderá oferecer orientações para o cuidado e desenvolver estratégias de proteção, construindo uma rede de apoio sólida, além de coibir o agressor de cometer outros crimes.


A quietude pode favorecer o agressor. Portanto, não fique em silêncio, saiba que há apoio disponível, com as Assistentes Sociais do Projeto Busque Apoio.


Lembre-se: você não está só!

Fale conosco pelo WhatsApp!