As mulheres têm sido os principais alvos de diversos tipos de violências no  Brasil, necessitando, cada vez mais, da atenção e intervenção da sociedade, do poder público e dos profissionais das redes de apoio e proteção.


Não obstante, no artigo 7º da Lei Nº 11.340, estabeleceu várias formas de violências praticadas contra a mulheres e tipifica como violência psicológica, qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, constrangimento, chantagem, entre outras formas de violência desse tipo. Por sua vez,  a violência moral é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.


Violência psicológica e moral contra mulheres acontece de forma invisível, mas devastadora. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Apesar da violência psicológica e moral ser praticada de forma silenciosa e ainda pouco reconhecida e divulgada, ela não traz marcas físicas, mas, em contrapartida, traz prejuízos e traumas psíquicos à vítima. Para erradicar esse tipo de violência, é necessário promover uma reflexão mais crítica em relação a esse assunto, além de buscar estratégias viáveis e amparo legal no combate às práticas de todas as formas de violência que atingem as mulheres em todo o mundo.

Fale conosco pelo WhatsApp!