O abuso sexual contra meninos é um problema sério e frequentemente invisível, que ainda precisa de maior atenção e cuidado. Culturalmente, a sociedade acredita de forma errônea de que apenas as meninas são vítimas dessa violência, o que acaba contribuindo para o silenciamento da experiência dos meninos. No entanto, alguns dados do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), mostram que o gênero masculino também é vulnerável a esse tipo de abuso, que podem deixar marcas negativas em suas vidas, afetando sua saúde mental, emocional e até mesmo sua percepção de sexualidade e relacionamentos.


Infelizmente, o estigma social que envolve essa questão torna ainda mais difícil para os meninos denunciar ou buscar ajuda, já que muitas vezes são pressionados a se conformar com ideias de masculinidade que os afastam de reconhecer sua vulnerabilidade. 


É fundamental dedicar uma atenção especial aos meninos, que também são vulneráveis e necessitam de proteção contra a violência sexual. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


É importante que a sociedade quebre os tabus em torno do abuso sexual infantil e reconheça que meninos também são vítimas de violência sexual. Precisamos promover uma cultura de diálogo e apoio, onde crianças e adolescentes, independentemente do sexo, possam se sentir seguros para falar sobre suas experiências. 


O Projeto Busque Apoio é uma central de orientação que atende a todos os públicos. Acreditamos que o cuidado e o atendimento humanizado são fundamentais para quebrar barreiras e ajudar as pessoas a retomar suas vidas, devolvendo-lhes a qualidade e bem-estar que merecem.


Siga o Busque Apoio nas redes sociais: Facebook / Instagram:@busqueapoio- TikTok:@busque.apoio

Fale conosco pelo WhatsApp!