O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 21 de março de 1960, em memória das 69 pessoas que estavam participando de um protesto contra a Lei do Passe e foram mortas em um crime brutal conhecido como “Massacre de Shaperville”, Joanesburgo, cidade na África do Sul.

O protesto contra essa Lei era por conta da obrigação dos negros a portarem um documento que continha os locais onde eles poderiam andar e entre outras informações.

O assunto chamou bastante a atenção da opinião pública mundial para o Apartheid, que na época era um sistema segregação racial, que vigorou na África do Sul entre os anos de 1948 e 1991, no qual os direitos dos habitantes negros eram limitados na sociedade.


Contra o racismo e juntos pela igualdade. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


No Brasil, o racismo começou a ser considerado crime inafiançável em 1988, marcando um importante avanço na luta contra a discriminação racial. Apesar desse progresso legal, ainda vemos muitos casos de racismo percorrendo o mundo, em especial no mundo do futebol e contra mulheres negras. É fundamental persistir no trabalho para superar esses desafios em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.


Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)

Fale conosco pelo WhatsApp!