Quebrar o silêncio é um ato corajoso e fundamental para quebrar paradigmas e diminuir o ato de violência sexual que também acontecem contra meninos e homens. Embora o assunto seja considerado um tabu, é necessário debater sobre o tema para garantir que todos tenham um espaço mais seguro para compartilhar suas experiências negativas.


O crime de violência sexual contra homens e meninos possui um número alarmante. Recentemente, a Associação “Quebrar o Silêncio”, de Portugal, divulgou dados comprovando o aumento das denúncias de homens que são vítimas de abusos em 2023, e ressalta que qualquer pessoa do gênero pode sofrer este tipo de abuso. O resultado do relatório mostra que houve um acréscimo nos casos de crime sexual referente aos homens em idade adulta.


Homens e meninos também sofrem violência sexual. Não se calem! (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Uma das principais vítimas de casos de violência sexual são os homossexuais. No entanto, os homens muitas vezes se sentem envergonhados em relação ao abuso sexual. Isso ocorre devido ao agravante dos estereótipos de gênero, como as afirmações de que "homem que é homem não procura apoio, tem de resolver seus problemas de forma independente". Além disso, há o receio de que o abuso sofrido seja associado à sua orientação sexual.


Quebrar o silêncio significa criar um ambiente inclusivo e de apoio, onde as vítimas masculinas se sintam encorajadas a buscar ajuda, compartilhar suas histórias e superar o trauma. Para ajudá-los com isso, conte com o Projeto Busque Apoio, que orienta vítimas de violência sexual sem distinguir gênero, cor, religião ou raça.

Fale conosco pelo WhatsApp!