O Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher acontece no Brasil desde 2007, a partir do decreto da Lei Nº 11.489/2007. No entanto, desde 1989, após uma chacina de homens contra mulheres, no Canadá, gerou uma revolta e comoção local pela luta por justiça e combate à violência. Um grupo de homens criou a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign) para alimentar a igualdade de gêneros e mudar a perspectiva de como é enxergada a masculinidade.



Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)



No Brasil, a Campanha do Laço Branco é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) e é composta por um conjunto de organizações não governamentais e núcleos acadêmicos. A ação promove eventos e debates com o objetivo de sensibilizar, envolver e conscientizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Seus locais de atuação são em espaços públicos, escolas, instituições de saúde, empresas públicas, privadas, divulgando material informativo e educativo.


O Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma oportunidade para que todos, independentemente do gênero, se unam em prol de um mundo onde todas as pessoas vivam livres de medo e violência, e onde a igualdade de gênero seja uma realidade. É uma data para demonstrar solidariedade com as mulheres e afirmar o compromisso de construir um futuro melhor para todos os gêneros.


Fale conosco pelo WhatsApp!