Hoje, no Brasil, é celebrado um dia importante: o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Esta data, além de ser um lembrete da urgência de erradicar essa prática nos ambientes profissionais, é um momento para a reflexão sobre os direitos de todos os trabalhadores e a promoção de ambientes saudáveis e respeitosos.


No ambiente de trabalho, o assédio moral é uma realidade que afeta milhões de trabalhadores em todo o mundo. O ato se caracteriza por atitudes agressivas, humilhações e intimidações por parte da chefia ou colegas. O assédio moral compromete o bem-estar emocional e psicológico das vítimas e também diminui a produtividade e a qualidade dentro da organização.


02 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, cerca de 52% dos trabalhadores brasileiros já foram vítimas de algum tipo de assédio em seu ambiente de trabalho, destacando a necessidade urgente de medidas que combatam essa realidade que assola os espaços profissionais. 


No Brasil, a legislação trabalhista oferece proteção contra o assédio moral, garantindo que as vítimas tenham o direito de denunciar as práticas e buscar reparação, seja financeira ou emocional. Além disso, todas as empresas são responsáveis em criar políticas internas que proíbam o assédio e promovam um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso para todos os funcionários.


O Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho vai além de uma simples data para que todos saibam que é possível denunciar sobre tal prática, mas também é um dia em que a sociedade deve se conscientizar sobre o tema, levando para todos os dias de todos os anos.

Fale conosco pelo WhatsApp!