O termo “Revitimização” ou “Violência Secundária” está relacionado a uma agressão sexual primária, na qual a vítima é exposta novamente a outra violência ou violência continuada. Isso ocorre quando a pessoa é submetida a procedimentos desnecessários e invasivos, fazendo-a reviver a situação de violência sofrida. Isso pode acontecer ao relatar diversas vezes o fato ocorrido em detalhes durante os atendimentos ou por meio de atitudes desrespeitosas e inadequadas por parte da sociedade.


Falar sobre revitimização é necessário. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Desta forma, o conceito de revitimização pode ser exercido tanto pela sociedade quanto pela violência institucional. Esta ocorre quando profissionais dos serviços de cuidados e redes de proteção, que deveriam zelar pelo bem-estar e proteção da vítima, acabam gerando uma nova violação de direitos. Isso acontece ao submeter a vítima a situações constrangedoras, questionamentos repetitivos e burocráticos, com pré-julgamentos e olhares discriminatórios. O que deveria ser um acolhimento adequado torna-se algo ainda mais traumático e doloroso para a vítima.


É essencial construir redes de proteção integrada entre os profissionais envolvidos em todos os processos de atendimento, com ênfase na desvitimização. Isso proporciona condições para que a vítima se fortaleça e possa retomar sua vida da melhor maneira possível.

Fale conosco pelo WhatsApp!