O mês de julho é esperado por muitos por conta das férias escolares. Para os pequenos e jovens, esse intervalo representa um momento para relaxar, se entreter e vivenciar novidades e, justamente por isso, costumam passar longos períodos assistindo a filmes em serviços de streaming ou jogando, acessando aplicativos e consumindo conteúdo na internet. O uso excessivo e sem critério das plataformas digitais pode aumentar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes a atividades criminosas virtuais.


Recentemente, a Safernet divulgou dados que apontaram um aumento significativo no número de casos de abuso e assédio sexual infantil pela internet no Brasil. Em 2023, a organização registrou um total de 71.867 denúncias de imagens relacionadas a abuso e exploração infantil on-line, representando um crescimento de 77,13% em comparação com o ano anterior.


Proteja seus filhos dos crimes virtuais. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a comercialização e exposição de fotos e vídeos contendo cenas de sexo explícito com menores de idade. Além disso, também é ilegal divulgar esse tipo de material através de qualquer meio ou possuir qualquer objeto relacionado a isso. A legislação brasileira aborda essas questões de várias maneiras, com destaque para a Lei nº 12.737/2012, mais conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que modificou o Código Penal brasileiro para tratar especificamente de crimes cibernéticos.


No entanto, é de extrema importância que os pais, responsáveis e cuidadores estejam atentos às atividades on-line das crianças e adolescentes. Monitorar e supervisionar os conteúdos acessados, utilizar ferramentas de controle parental em aplicativos, checar compartilhamentos e postagens, além de conversar e orientar sobre os riscos presentes no ambiente digital, são ações essenciais. Estabelecer uma relação de confiança e dar espaço para que crianças e jovens se sintam à vontade para relatar qualquer desconforto é fundamental para garantir a segurança no mundo digital.


Não se esqueça de que a denúncia é fundamental para agir, investigar e combater qualquer forma de crime, inclusive os cometidos em ambientes virtuais. Desta forma, procurar as autoridades locais e informar sobre a situação é muito importante. Se você preferir, também pode denunciar pela internet no site: Denuncie (safernet.org.br).


Embora a internet possa ser um meio de entretenimento e aprendizado, também é um lugar potencialmente de risco. Todos precisam ser protegidos, principalmente as crianças e adolescentes.


Siga o Busque Apoio nas redes sociais: Facebook / Instagram:@busqueapoio-TikTok:@busque.apoio

Fale conosco pelo WhatsApp!