O “gaslighting” é uma forma de abuso psicológico que ocorre nas relações humanas, iniciando-se de maneira sutil e tem como principal característica a manipulação no relacionamento.

O abusador usa de artifício da negação, onde as informações são omitidas, distorcidas e inventadas no intuito de afetar a alteração de percepção, principalmente em relação a sanidade mental e a memória da vítima, mediante de atitudes, muitas vezes, perversas, apelando para chantagem emocional, e o exercício de poder sobre o outro, fazendo com que a vítima se torne dependente emocional do agressor.



Fique atento aos sinais do abuso gaslighting. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)



Se atente aos sinais de abuso psicológico, como desacreditar de si, duvidar da sanidade mental, se afastar do meio social, se culpabilizar, desenvolver sintomas psicológicos, como depressão, ansiedade, entre outros sintomas de saúde mental. Além disso, evite transferir o controle de sua vida para o outro.

Reconhecer a situação, encorajar e apoiar a vítima a buscar ajuda profissional é necessário para romper esse tipo de violência e auxiliar na construção de relacionamentos saudáveis.

Fale conosco pelo WhatsApp!