Nos diferentes tipos de crimes sexuais, o não consentimento é primordial para configurar uma violação contra a liberdade sexual de alguém. Alguns agressores que cometem a violência sexual não reconhecem tal conduta como um crime, devido à questão cultural que, infelizmente, normaliza comportamentos e ações em relação ao gênero em nossa sociedade. Isso pode ser facilmente identificado quando se trata de conhecidos ou parceiros com quem a vítima se relaciona.



A noção de não ultrapassar os limites estabelecidos por outras pessoas é uma manifestação de respeito mútuo e dignidade. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


O Projeto Busque Apoio ressalta que todo contexto na relação precisa ser voluntário, sem haver qualquer coerção, ameaça, pressão, manipulação, violência física ou psicológica, ou que a pessoa esteja sob efeito de alguma substância, sem condições de tomar qualquer decisão para consentir ou não em determinado momento.


Portanto, é necessário falar sobre o consentimento, especialmente nos relacionamentos, principalmente quando há acordo mútuo entre as partes para participar de uma atividade íntima. A decisão pode ser revogada a qualquer momento, pois o que foi definido em uma determinada situação pode ser invalidado quando um ou outro não se sentir à vontade. 


Lembre-se de que o consentimento não deve presumir dúvida. “Não” é “Não” e deve ser respeitado, independentemente das circunstâncias.


Fale conosco pelo WhatsApp!