O mês de maio, em todo o Brasil, ganha uma cor especial, o laranja. A mensagem no período é sobre a conscientização e mobilização contra o abuso sexual de crianças e adolesentes. Conhecido como “Maio Laranja”, essa campanha nacional destaca a urgência do tema que muita das vezes é negligenciado.


Essa iniciativa foi criada como uma resposta para a realidade da sociedade, com o absuo infantil sendo um dos crimes mais cometidos no Brasil. No entanto, esse ato pode continuar com altos índices, uma vez que muitos casos permanecem guardados.


Neste período, forças precisam ser reforçadas para erradicar o abuso e exploração sexual. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


Familiares e conhecidos são os maiores responsáveis dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de 0 a 9 no Brasil, com 68%. Entre as vítimas de 10 a 18 anos, a agressão é cometida por pessoas conhecidas em 58,4% das denúncias.


A campanha também busca políticas públicas mais eficazes de proteção à infância e adolescência, bem como punições mais rígidas aos criminosos. Além disso, a iniciativa mostra que o combate ao abuso sexual infantil é uma responsabilidade da sociedade, com esforços mútuos para construir um futuro mais seguro e digno para todos.

Fale conosco pelo WhatsApp!