As vítimas de violência sexual podem ter dificuldades para reconhecer e perceber que estão sofrendo violência, em parte devido à normalização dessa agressão nas estruturas culturais e sociais. Isso ocorre devido às dinâmicas de poder e hierarquia entre os gêneros que historicamente se estabeleceram na sociedade. Infelizmente, situações de violência são por vezes consideradas normais, o que contribui para a banalização dos direitos violados, muitas vezes passando despercebidos pelas vítimas e até por testemunhas, seja em agressões sexuais, físicas, psicológicas ou outras formas de violência.



Muitas vítimas têm dificuldade de percepção da violência sofrida. (Foto: Reprodução/Instagram/@busqueapoio)


As vítimas de violência sexual frequentemente são questionadas por seu comportamento e vestimenta, o que pode intensificar sentimentos de vergonha ou culpa, dificultando a identificação da violência sofrida. Em casos de violação nos círculos próximos ou familiares, o agressor pode manipular psicologicamente a vítima, minando sua percepção da violência. Isso leva a vítima a ter dificuldade em reconhecer tais situações devido à dependência emocional ou financeira do agressor, muitas vezes interpretando tais ações como demonstrações de "cuidado e proteção"  

É fundamental realizar uma conscientização contínua e abrangente na sociedade sobre as diversas formas de violência, suas manifestações e a importância do cuidado integral às vítimas. Isso permite que elas reconheçam e compreendam tais situações, fortalecendo-as para enfrentar e encerrar adequadamente o ciclo de agressão.

Fale conosco pelo WhatsApp!