Imagem principal da noticia Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

"Setembro Amarelo" é uma campanha realizada desde 2014, em parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), além do apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). Apesar do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ser oficializado no dia 10/09, conforme sugere a Organização Mundial da Saúde (OMS),ressaltamos que no decorrer do mês de Setembro, são realizadas diversas iniciativas para conscientização e prevenção do suicídio no Brasil.


De acordo com a cartilha da Campanha do Setembro Amarelo de 2023, que tem como tema “SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!” , descreve alguns fatores que podem aumentar o risco de suicídio, sendo eles:


  • 1. Abuso sexual na infância;
  • 2. Alta recente de internação psiquiátrica;
  • 3. Doenças incapacitantes;
  • 4. Impulsividade/Agressividade;
  • 5. Isolamento Social;
  • 6. Suicídio na família;
  • 7. Tentativa prévia;
  • 8. Doenças mentais.


Ressaltamos  o abuso sexual, como um problema de saúde pública global e multifatorial,  que pode ocasionar prejuízos e consequências tanto física, psicológica, emocional, comportamental e social para a vítima a curto, médio e longo prazo, representados por sentimentos como culpa, desvalorização, autoagressão, depressão, entre outros fatores, que quando não observados e cuidados adequadamente, podem levar a ideação e ou tentativa de suicídio.


Desta forma, é imprescindível que vítima de agressão sexual receba todo apoio necessário o mais precocemente possível e realize acompanhamento psicossocial de forma integral para o enfrentamento desta questão.


A Campanha Setembro Amarelo, é importante para precaver a sociedade em geral, (sejam quais forem os fatores de riscos associados e podem atingir indivíduos de diferentes classes sociais, idades, entre outros) do quanto é fundamental e imprescritível colaborar na prevenção ao suicídio, atentando-se e reconhecendo os pequenos sinais de alerta, que pode representar um pedido de ajuda.



LEMBRE-SE: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ! BUSQUE APOIO.

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!


Outros locais onde você pode buscar ajuda:

CVV- Centro de Valorização da Vida-  Atendimento gratuito e sigiloso, realizado por telefone, e-mail, chat 24 horas por dia ou através da linha 188.

Em caso de urgência e emergência- SAMU 192.

Fale conosco pelo WhatsApp!